quinta-feira, junho 24

Viva São João!
















Festa de São João ...

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós. Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente, visando nosso amadurecimento como pessoa.
Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e respeitarmos os momentos de recolhimento natural.
Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

[ 3 Receitas Juninas ]

I - Bolo de Milho ...
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 7 ovos
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo
Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea. Despeje numa forma redonda untada, com buraco no meio.
Asse em forno médio por 35 minutos.
* Espere esfriar e sirva com café ... *

II- Canjica ...
Ingredientes
- 1/2kg de canjica
- açúcar a gosto
- 1/2 litro de leite
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- pedacinhos de canela em pau

Modo de Preparo
Deixe a canjica de molho, de um dia para o outro.
No dia seguinte, leve para cozinhar em fogo brando.
Quando a canjica estiver quase mole, escorra a água e coloque o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixe no fogo até amolecer completamente.

Dica!
Para variar o sabor, você pode colocar leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e moído.

III- Vinho Quente ...
Ingredientes
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- canela em pau
- 10 cravos da India
- raspas de casca de laranja
- raspas de casca de limão
- 1 litro de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de água
- 1 maçã cortada em cubinhos

Modo de Preparo
Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho.
* Sirva de preferência em canecas de barro e bem quente!*


Junho é o mês de Santo Antônio [13], São João [24] e São Pedro [29] ...

2 comentários:

NelsonMP disse...

João Batista, no rio Jordão, se julgava despreparado para batizar Jesus. Mal sabia ele que no futuro iria ser o "dono da fogueira" ou seja, o diretor responsável pelo Batismo de Fogo de toda a humanidade resgatável.
Viva São João !!!!!

Rebeca disse...

Obrigada, Nelson, pela visita!
é verdade tanta gente faz festa sem pensar no grande significado desse dia e da história mesmo, dia da sabedoria, de olhar pra si, e depois pra fora ...
Viva São João!

beijos