sábado, dezembro 11

Noel Rosa ...

O poeta da vila ...

Noel teve ao mesmo tempo várias namoradas e foi amante de muitas mulheres casadas.
Casou-se em 1934 com Lindaura Medeiros Rosa, mas era apaixonado mesmo por Ceci [Juraci Correia de Araújo], a prostituta do cabaré, sua amante de longa data. Era tão apaixonado por ela, que ele escreveu e fez sucesso com a música "Dama do Cabaré", inspirada em Ceci, que mesmo na vida fácil, era uma dama ao se vestir e ao se comportar com os homens, e o deixou totalmente enlouquecido pela sua beleza. Foram anos de caso com ela, eles se encontravam no cabaré a noite e passeavam juntos, bebiam, fumavam, andavam principalmente pelo bairro carioca da Lapa, onde se localizava o cabaré.
Ele dava-lhe presentes, joias, perfumes, ela o compensava com noites inesquecíveis de amor.
Noel passou os anos seguintes travando uma batalha contra a tuberculose.
A vida boêmia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades mais altas em função do clima mais puro, sempre voltava para o samba, à bebida e o cigarro, nas noites cariocas, cercado de muitas mulheres, a maioria, suas amantes. Mudou-se com a esposa para Belo Horizonte.
Lindaura engravidou, mas sofreu um aborto, e não pôde mais ter filhos, por isso Noel não foi pai.
Noel de Medeiros Rosa, nasceu em 11 de dezembro de 1910, e morreu em 4 de maio de 1937, foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.
Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira.
Noel morreu aos 26 anos, vítima de uma tuberculose aguda, ocasionada pelo abuso de cigarros e bebidas, deixando mais músicas escritas, do que gravações com a sua própria voz ... não teve tempo, um dos seus maiores admiradores é Chico Burque de Holanda.

É uma figura imortal, parece que ainda está aqui. Suas composições e melodias são bastante atuais. Noel Rosa inspira poesia no samba ...

Qual foi o mal que eu te fiz?

A mentira infelizmente
O mais forte amor destrói
Mas se eu não tenho remorso
O meu coração não dói

Diz qual foi o mal que eu te fiz?
Eu não te farei essa ingratidão
Foi um palco contra nossa amizade
Não creias, não pode ser verdade

Disseste que te enganei
Não sou tão fingido assim
Talvez queiras um pretexto
Para viver longe de mim ...

Noel Rosa - Centenário ... 1910-2010

Nenhum comentário: