terça-feira, julho 20

Intensidade ...

Frida Kahlo ...
consagrada pintora mexicana, em suas próprias palavras
"... quase assassinada pela vida"... forjou na própria carne dilacerada seu estilo de ser, e talvez seja um dos modelos exemplares de que o desamparo pode, mesmo como fonte permanente de angústia, ganhar uma feição criativa. Impossível não reconhecer em sua obra a legitimação de sua dor de existir reinventada pictoricamente e confirmada , traduzida em ato, através de seu discurso, em seu diário e em suas cartas apaixonadas ...
E, contudo, a pintura não nasceu nela de uma [vocação precoce]. Surgiu de uma dupla pressão: um espelho em cima de sua cabeça que a importuna, e bem no fundo de si mesma uma dor que vem à tona. Dois elementos que se conjugam e fazem a pintura aflorar. Pintura que transbordava de seu corpo , de suas chagas abertas, de sua solidão.
Justificando a abundância de auto-retratos disse: "pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor" ...
Frida aos seis anos de idade ganhou um apelido devido a sua doença, a poliomelite infantil, Frida pata de palo [Frida perna de pau].
Aos 18 anos aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Porém sofreu um grave acidente. Um bonde no qual viajava chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou as costas de Frida.
Aos 21 anos casa-se com Diego Rivera, um casamento tumultuado, visto que ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Kahlo, que era bissexual. Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, embora não aceitasse seus casos com homens. Separam-se, e casaram-se novamente, e o segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro. Durante o casamento, embora tenha engravidado mais de uma vez, nunca teve filhos, pois as sequelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final.
Depois de algumas tentativas de suicídio com facas e martelos, em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta que ela tenha morrido de overdose, que pode ter sido acidental ou não. A última anotação em seu diário, que diz: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida", permite a hipótese de suicídio. Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.
Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como [Casa Azul] transforma-se no Museu Frida Kahlo. Frida, reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal, ganha retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros ...
Em 2002, sob a direção de Julie Taymor, foi lançado o filme Frida, que narra a história da pintora, interpretada pela atriz Salma Hayek. O longa metragem conta ainda com a presença de Alfred Molina, interpretando Diego Rivera.

Dica!
http://fkahlo.com/


"Diego, houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e você!
Você sem dúvida foi o pior deles ..."
Frida Kahlo

Um comentário:

Heitor Nunes disse...

Rebeca, que delícia isto aqui! Já quero vc na minha lista... Escolhi Frida pra comentar porque tb admiro muito esta figura e sua história tão dolorosa e tão linda. Tenho alguns posts sobre ela, tb. Adoro!! bjão.