terça-feira, junho 29

Salve São Pedro!

O Porteiro do céu ...

O povo vê São Pedro como o "porteiro do céu", o manda-chuva e o padroeiro dos pescadores.
A presença dele na tradição oral portuguesa e brasileira é constante.
Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que "é a barriga de São Pedro que está roncando" ou que "São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar".
E, quando chove mesmo, "é São Pedro que está lavando o chão do céu".
Na Bahia e em comunidades pesqueiras do Ceará, São Pedro é comemorado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas. No cortejo em frágeis jangadas artesanais, os fiéis pedem proteção aos céus.
A imagem do santo, que também é pescador, é colocada em um andor e vai navegando pelo litoral. Depois do cortejo, os pescadores participam de uma missa campal na beira da praia. É também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores ...
São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele.
Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo.
Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa.
A fogueira de São Pedro tem forma triangular.

Ele reserva o êxito aos justos.
É um escudo para quem caminha com honestidade,
para proteger as sendas do direito e guardar o caminho dos seus fiéis ...

São Pedro

Um comentário:

NelsonMP disse...

O meu pai sempre que possível fazia festa e acendia fogueira nesse dia.
Achei interessante esta informação da fogueira triangular.
Pedro covardemente negou Jesus três vezes e mesmo assim foi escolhido com a primeira "pedra" de toda a Igreja cristã. Talvez porque ele era fraco por fora mas forte por dentro.
Obrigado e Viva São Pedro !!!