quinta-feira, abril 28

A lei do ritmo ...


Quinta Lei Hermética, a Lei do Ritmo

Os hermetistas porém levam o princípio muito além, e conhecem as manifestações dessa Lei, não somente nas coisas físicas, mas também nos estados emocionais e mentais do Homem. Isso explica a sucessão de contínuas mudanças nas condições, estados e emoções que podemos observar em nós mesmos. Se hoje nos encontramos num enorme estado de euforia, podemos esperar uma grande depressão amanhã. Se um dia cometemos um exagero, qualquer que ele seja, no dia seguinte estaremos sentindo o resultado desse exagero! Um enorme esforço, causa um enorme cansaço, etc.
Na nossa vida experimentamos períodos de vacas gordas e de vacas magras, de grandes alegrias e grandes tristezas, de expansão e retração. Isso acontece em todos os campos físicos.
Sabemos que a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda: o ritmo é a compensação. Vemos isso no movimento das marés, na mudança das estações, e em outros fenômenos da natureza: um inverno rigoroso anuncia um verão ardente, uma árvore que dá muitos frutos num ano, no ano seguinte não dará nenhum! A Lei do Ritmo é sempre seguida pela Lei da Compensação.
Podemos também continuar nossa reflexão falando da cadeia das encarnações. Os hermetistas consideram que uma encarnação de sofrimento é seguida de uma encarnação de felicidades, ou seja, o grau de sofrimento precedentemente experimentado será compensado pelo grau de alegrias da encarnação subsequente. E vice-versa. Podemos assim compreender melhor muitos acontecimentos que seriam de outra forma difíceis de explicar e aceitar. Tudo virá sempre no tempo certo, mesmo sendo necessárias várias vidas. Para encontrar um equilíbrio necessário a energia do Caminho do Meio é a meta principal ...

Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação ...

Fonte:
http://somostodosum.ig.com.br/

Nenhum comentário: