quinta-feira, fevereiro 3

Olhos de lince ...

O lince ...
Come somente carne fresca e enterra o que sobrou das caçadas, embora não cave buracos ... simplesmente junta uma camada de folhas mortas e gravetos por cima da carne, para escondê-la de possíveis interessados.
Um filhote de lince é capaz de caçar sozinho aos sete meses de idade, e por isso sua mãe se torna agressiva com ele quando atinge entre nove e doze meses de vida, estimulando-o a sair de casa. Esse comportamento é explicável: a partir do momento em que podem caçar sozinhos, os filhotes se transformam em ameaça, porque se permanecerem no território da mãe começam a disputar alimentos e tocas, tornando mais difícil a sobrevivência.
Os filhotes só abrem aos olhos com dez dias de vida, mas em compensação, quando crescem, têm uma visão tão apurada que os povos antigos acreditavam que esses animais conseguiam enxergar através das paredes.
O lince foi abundante na Europa, mas matava tantos carneiros que foi caçado quase até a extinção. Na Idade Média o lince era considerado um animal de muito valor, que somente podia ser caçado por reis e membros da nobreza.
Ainda hoje continua a ser considerado um animal terrível e evocado como tal em contos e lendas populares. Como expressão "olhos de lince" vem do fato desse animal possuir visão tão apurada que lhe permite distinguir no escuro os menores movimentos de outros animais ou seres humanos que estejam por perto, ter olhos de lince significa, portanto, enxergar bem, e longe. Daí se dizer que uma pessoa tem “olhos de lince” quando sua visão é excepcional como a do animal, embora nesse, na verdade, o sentido mais desenvolvido seja o da audição.
Seu pêlo é macio, cinza, com manchas escuras e amarelas, e de grande valor no comércio.
Felino que pula e trepa em árvores com grande facilidade, alimenta-se de aves e mamíferos mais fracos, causando estragos muitas vezes fatais ...
O lince é um mamífero carnívoro parecido com um gato ...

by FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades.
É o que está na frente delas."
Axel Munthe

Nenhum comentário: